©2016 por Sócio Sustentável. 

Sócia-Diretora

Cláudia Pfeiffer

Socióloga e Doutora em Planejamento Urbano e Regional, pela UFRJ. Com expertise em Facilitação e Gerenciamento de Projetos de  Desenvolvimento Humano, Cultural e Socioambiental. 

Professora Associada da UFRJ, onde atua como pesquisadora e docente há mais de 30 anos, em cursos e programas de graduação e pós-graduação em gestão pública, planejamento urbano e regional, responsabilidade social corporativa e do terceiro setor, gestão da sustentabilidade e engenharia urbana. No momento, está vinculada aos três últimos programas, como colaboradora. 

Coordenadora da Câmara Temática de Responsabilidade Social da Federação de Fundações Privadas, Associações e demais Organizações da Sociedade Civil do Estado do Rio de Janeiro - FUNPERJ (2017/2018).

Foi Sócia e Consultora da Management de Projetos e Processos Ltda., uma empresa de consultoria em gerenciamento de projetos de desenvolvimento, entre 1998 e 2014.

Publicou artigos e realizou palestras, em torno dos temas acima destacados.

Fez EMPRETEC em 2015, para fortalecer sua atuação como empreendedora. 

Nos últimos 2 anos, investe em sua formação para o desenvolvimento de atividades como produtora cultural e roteirista.

Criou a Sócio Sustentável na expectativa de ampliar sua escala de atuação em benefício coletivo, no país e no mundo.

Principais habilidades: motivar e agregar pessoas em torno de finalidades, objetivos e projetos específicos; desenhar e gerenciar projetos colaborativos e participativos; gerir conflitos; transmitir conhecimentos para públicos variados e de formas diversas; assessorar adolescentes, jovens e adultos na definição e na realização de seus projetos pessoais/profissionais.

Colaboradores e Parceiros

Sérgio Taldo

Consultor de Inteligência Competitiva

CEO e Fundador do Ctrl+Café ☕, em https://www.facebook.com/CtrlCafe

Engenheiro Mecânico, graduado na Universidade Católica de Petrópolis (UCP, Dez/1986), com especialização em Engª Térmica e de Produção. 

O Ctrl+Café ☕ é uma empresa de mídia, que presta serviços de Consultoria em Mídia Digital, assim como organiza: palestras, eventos, feiras, congressos, exposições, e festas. 

Fundada em 02 de novembro de 2015, divulga empresários, startups, e profissionais de diversas áreas do conhecimento, promovendo o que existe de melhor e inovador, a partir de Petrópolis e Região Serrana do Rio de Janeiro.

Mariana Cecchetti

Gerente de Relacionamento

Carmen Avolio

Licitações, Compras Técnicas, Contratações

Graduada em Arquitetura, com Especialização em Uso e Ocupação do Solo Utbano, ambas pela UFRJ. 

Experiência em análise do mercado imobiliário; levantamento urbanístico, arquitetônico e socioeconômico; revitalização de áreas públicas; e em processos de regularização fundiária, em organizações do Terceiro Setor.

Recentemente, percebendo a importância da saúde integral, como princípio ativo para o desenvolvimento sustentável do cidadão e seu habitat, passou a atuar também na área de saúde complementar, como massoterapeuta.

Bacharel em Direito e Pós Graduada em Direito Público ambos pela Universidade Estácio de Sá.

Vasta experiência na área de licitações, compras técnicas, contratações e todo o processo que envolve desde a análise de especificações técnicas de produtos, obras e serviços, até a efetiva contratação do objeto, passando pela elaboração de Editais, Instrumentos Convocatirios e Contratos, seja pela Lei de licitações ou pela que rege as relações com a Sociedade Civil; na organização das áreas de compras e contratações de empresas públicas e do terceiro setor; na elaboração de normas internas para compras e contratações.

Bacharel em Gestão Pública, com ênfase em Gestão do Terceiro Setor (UFRJ). 

Egresso do Movimento Empresa Junior e entusiasta por negócios de impacto e inovação.

Cursos recentes realizados: Métodos de trabalho: Scrum e Design Sprint (UDEMY); Desenvolvimento de produto (Veduca-UFSC);  UX & Design Thinking: Experiência do Usuário nos negócios (UDEMY); Negócios Internacionais e Canvas (COPPEAD)

Vinicius Sarmento

Pesquisa e Desenvolvimento

Arquiteta (UGB, Volta Redonda), MBA em Gerenciamento de Projetos (FGV).
Experiência no setor privado, em empresas de grande porte no ramo Construção Civil, com atuação em obras residenciais, comerciais, hotéis e industriais, nas áreas de qualidade, planejamento e custos e gerenciamento de projetos.

Priscila Cruz

Gerenciamento de Projetos e Processos

João Pedro Rocha

Gestão de Projetos, Sustentabilidade e Políticas Públicas

Graduado em Gestão Pública para o Desenvolvimento Econômico e Social e Mestre em Engenharia Urbana,  pela UFRJ. Atua como Coordenador de Programas no ITDP Brasil, responsável pelas áreas financeira, gestão de projetos e indicadores.

Em 2013, participou do programa de intercâmbio Diversity na University of Washington em Seattle, WA, nos EUA.

Antes de ingressar no ITDP,  fez parte da Incubadora Tecnológica de Cooperativas Populares (ITCP COPPE UFRJ), como Assistente Técnico, atuando na capacitação e empoderamento de grupos em desvantagem social para inserção no mercado formal de trabalho.

Desde 2017, participa de imersões sobre sustentabilidade e políticas públicas em países como Paquistão, Nepal, Indonésia, Estados Unidos e Brasil (Amazônia). Tem experiência em projetos de desenvolvimento local, cooperativismo, agroecologia e mobilidade urbana sustentável.

Bacharel em Ciências Sociais, com ênfase em Política e Produção Cultural pela Universidade Cândido Mendes. Está no mercado há mais de 12 anos, já tendo atuado em todos os segmentos artísticos: cinema, música e teatro. Atualmente, dedica seu trabalho com exclusividade ao teatro. Também possui experiência em projetos do terceiro setor e executa projetos em todas as Leis de Incentivo à Cultura e Editais de fomento social e cultural.

Maria Inês Vale

Produção Cultural

Armênio Graça Filho

Direção Criativa Produção Cultural  e Musical

Maestro, compositor, arranjador, multiinstrumentista, produtor musical e cultural. Pesquisador em etnomusicologia e em áreas afins à neurociência e à música. Autor de teatro e diretor de cinema.

Foi aluno e tocou sob a batuta de alguns dos grandes compositores e maestros brasileiros, como Ernest Widmer, Walter Smetak, Isaac Karabtchevsky, José Siqueira, Benito Juarez, Sérgio Magnani, Almeida Prado, Alceu Bochino, Guerra Peixe e Luís Eça. Integrou as principais orquestras sinfônicas do Rio de Janeiro e São Paulo.

Atuou e atua nos mais variados setores do mercado de criação e produção musical e artística - como televisão, cinema, teatro balé e rádio -, no Brasil, na Europa, na África e na América Latina, prestando serviços para empresas de renome como a Rede Globo, a Sony, a EMI Odeon, a CBS, a Universal e a Som Livre.

Entre os principais trabalhos para a TV, se destacam as trilhas compostas e produzidas para novelas, minisséries, séries, casos especiais, musicais de fim de ano, temas e vinhetas para o Jornal Nacional, trilhas e vinhetas para programas e documentários do GNT /GLOBOSAT/ Multishow.

Na Rede Globo, trabalhou com os mais importantes diretores, tais como: Walter Avancini, Paulo Afonso Grisolli, Roberto Talma, Paulo Ubiratan, Dennis Carvalho, Wolf Maia, Denise Sarraceni, Guel Arraes, Luiz Fernando Carvalho e Domingos de Oliveira.

No cinema brasileiro, trabalhou em grandes produções e com os principais diretores. Para citar alguns: Walter Avancini, Ruy Guerra, Arnaldo Jabor, Alberto Graça, Eduardo Escorel, Ricardo Bravo, Fernando Silva, Mário Borghnet, Labi Mendonça e Carlos Prates.

Cleumo Segond

Direção de Fotografia

Formado em Cinema na Universidade Federal Fluminense. Diretor de fotografia há 25 anos. Fotografou vários curtas e médias-metragens em película, entre eles o “Profeta das Cores”, Melhor Documentário no Festival de Brasília de 1995.
Trabalhou na área de documentários, institucionais e comerciais. Realizou vários documentários pela TV Cultura de São Paulo. Fotografou longas metragens de ficção, entre eles, o filme “Ao Sul de Setembro”, em 35mm, premiado com a melhor direção de fotografia de longa no Festival de Cuiabá de 2006. 

Em 2003, ganhou o prêmio de Melhor Fotografia de Vídeo no Festival de Cinema e Vídeo do Ceará com o média metragem “Na Garupa de Deus”. Realizou diversos outros documentários para a National Geographic, Discovery, TV Cultura e produtoras independentes para TV.
Recentemente, fotografou os longas documentários “O Dia que Durou 21 Anos” e “Raça”, exibidos nos cinemas. E também documentários premiados em festivais nacionais e internacionais como “O Velho – A História de Luís Carlos Prestes” e “Negação do Brasil”. 

Desde 2011 atua como professor no curso de direção de fotografia na Academia Internacional de Cinema (AIC) de São Paulo e realiza workshops e oficinas de direção de fotografia pelo Brasil. Agora assume o cargo de coordenador e professor do curso de direção de fotografia da AIC Rio.

Tom Pires

Direção Teatral  

Formado em artes cênicas pelo Teatro Escola Rosane Gofman, aprimorou seus conhecimentos em cursos livres de interpretação no Tablado; Técnicas Corporais, com Ana Kifouri; Interpretação para TV com Ajax Camacho; Técnicas Circenses/ pirofagia e perna-de-pau, com Lígia Veiga; Ator Narrador, com Nara Keiserman; Teatro e Desenvolvimento, com Paul Heritage.  Licenciado em Letras/ Literaturas na UNESA, intercala as funções de ator, produtor, diretor, professor de teatro. Como ator participou dos espetáculos: CHICA DA SILVA, o musical, direção: Gilberto Gawronski – texto Renata Mizrahi; DOMÉSTICAS, direção: Bianca Byington - Texto: Renata Melo; PIQUENIQUE NO FRONT, direção: Jaqueline Laurence - Texto: Fernando Arrabal; AS CRIADAS, direção: Paula Feitosa - Texto: Jean Genet; ORIXÁS, A MITOLOGIA DOS DEUSES AFRICANOS, direção: Aduni Benton, texto: Luís Motta; BOCA DE OURO, direção: Pablo Siqueira - texto:Nelson Rodrigues; MAR MORTO, direção: Ediélio Mendonça, adaptação da obra de Jorge Amado;A REVOLUÇÃO DOS BEATOS, direção:Paula Feitosa - Texto:Dias Gomes; O FERREIRO E A MORTE, direção: Mário Santana - texto: Mercedes Rein e Jorge Curi, dentre outros.

Premiado como MELHOR ATOR no IV Festival de Teatro da Universidade Veiga de Almeida, em 1997 (Atual Festival de Teatro do Rio) pela atuação no espetáculo A Revolução dos Beatos de Dias Gomes e no X Festival de Teatro da cidade de Macaé – RJ, em 2003 pela atuação no espetáculo As Criadas, de Jean Genet.

Prêmio de MELHOR DIRETOR no XIV Festival Nacional de Teatro de Guaçuí - ES, em 2013 pela direção do espetáculo As Bondosas de Ueliton Rocon, e no IV Festival Nacional de Teatro de Duque de Caxias – Rio de Janeiro/RJ, em 2007, pela direção do espetáculo A Incrível Peleja de Simão e a Morte, de Cesário Candhi.

Há 20 anos no mercado cultural carioca, trabalhou para as grandes produtoras do Rio, tais como CHAIM Produções, BCM - Barata Comunicação e Marketing, além de ser um dos fundadores da CINETEATRO, com qual produziu os espetáculos: “CHOPIN E SAND” – texto de Walter Daguerre, dirigido por Jaqueline Laurence; “DOMÉSTICAS” – texto de Renata Melo, dirigido por Bianca Byington, do  qual também foi ator.

 Fundador do Grupo Varal e da Cia. SOS de Teatro Investigativo, grupos teatrais nos quais desempenhou a função de diretor de produção. Foram mais de quinze espetáculos, dentre eles: O PULGO E O ELEFANTE, texto de Alexandra Velásquez, a partir do livro Histórias de dois Amores de Carlos Drummond de Andrade; AS BONDOSAS, texto de Ueliton Rocon, AS CRIADAS, de Jean Genet com direção: Paula Feitosa, montagens da Cia. SOS de Teatro Investigativo; A REVOLUÇÃO DOS BEATOS, de Dias Gomes, dirigido por Paula Feitosa; O FERREIRO E A MORTE, dos uruguaios Mercerdes Rien e Jorge Curi, dirigido por Mário Santana, ambas montagens do grupo Varal.

Gerson Lobo

Ator e Bailarino

Ator/Bailarino há 22 anos. Iniciou no Recife: Sesc-Recife, Balé Popular do Recife, Ballet Clássico, Contemporâneo e Circo. Em 2000, participa de pesquisa com o diretor Carlos Carvalho sobre Teatro/Dança popular brasileira, resultando numa própria linguagem cênica codificada. Em 2001, faz turnê pelo Brasil e Europa, com a peça “Os Desencantos do Diabo”, dirigida pelo espanhol Moncho Rodrigues. Em 2003,  a atuação no espetáculo “Fernando e Isaura”, de Ariano Suassuna, dirigido por Carlos Carvalho, lhe rendeu o prêmio de melhor ator no Festival Janeiro de Grande Espetáculos. Em 2004, no mesmo festival, ganhou o prêmio de melhor ator na peça “A Ilha do Tesouro”.  Em 2007, atuou em “O Arquiteto e o Imperador da Assíria”,  texto F. Arrabal e direção de de Nelson Xavier. Contratado pela Rede Globo em 2010/2011, fez várias participações em novelas e seriados. Desde 2013 até dias atuais, vem produzindo e atuando na peça As Bondosas, de Ueliton Rocón. Com a atuação nessa peça conquistou o prêmio de melhor Ator no Festival de Guaçuí 2013. Em 2015 ,cria a Cia Teatral Capela Alquímica, focada no trabalho do ator. Fez parte da idealização da Ocupação "Porta Aberta: De Olho no Nordeste", realizada no teatro Dulcina-RJ, com chancela da Funarte, nos meses de outubro e novembro de 2017. Na Ocupação, estreou o espetáculo solo DESATINOS, que produziu, com sucesso de público e crítica. Em 2017, argumentou, produziu e atou o curta “ANIL –O desejo de ser cor”. Selecionado no Short Film Corner – CANNES e Festival Guarnicê de Cinema-MA.

Até a presente data, acumula 7 Prêmios em sua trajetória.

Advogado pela Cândido Mendes e  pós graduado pela PUC e FGV, tornou-se fotógrafo em 2016, apresentando um olhar social para a fotografia. Especializou-se em conquistar o engajamento da sociedade através da fotografia, além de desenvolver caminhos para que histórias de sucesso sejam contadas. Em dar visibilidade e sustentabilidade a projetos sociais através de ações onde a fotografia seja o veículo condutor.  Atualmente com 7 obras publicadas, possui  ampla experiência em exposições, edição de livros, e engajamento social através da fotografia.

Eurivaldo Bezerra

Fotógrafo

sociosustentavel.com