December 28, 2018

Please reload

Posts Recentes

Sócio Sustentável Blog

December 28, 2018

1/1
Please reload

Posts Em Destaque

Política de Sustentabilidade e Promoção da Sustentabilidade: até que ponto uma resulta na outra?

December 28, 2018

  

Há muitos anos acompanho o que vem acontecendo nos campos da responsabilidade social e da gestão da sustentabilidade, em empresas brasileiras ou com atuação no Brasil.

 

Minha tese de doutorado, defendida em 1999, mostra como a ideia e os argumentos em prol da responsabilidade social da empresa foram difundidos por aqui e razões que levaram as empresas a aderirem a práticas deles decorrentes.

 

Em 2013, publiquei um artigo em um livro, atualizando a tese de doutorado e apresentando: as práticas empresariais consideradas, naquele momento, como socialmente responsáveis; a proposição e indicadores de que projetos empresariais voltados para comunidades em desvantagem social podem contribuir, de fato, para o desenvolvimento humano, comunitário e social, em cidades brasileiras; e perspectivas para a atuação empresarial socialmente responsável, no país e no mundo.

 

Ao longo de todo esse período, de 2000 a 2018, fui, e ainda sou, professora dos MBEs em Responsabilidade Social Corporativa e Terceiro Setor e Economia e Gestão da Sustentabilidade da UFRJ. O que me permitiu conhecer o que acontecia/acontece em inúmeras empresas, nas quais trabalhavam/trabalham meus alunos e alunas.

 

E, também, prestei, e continuo prestando, serviços de consultorias em gerenciamento de projetos socioambientais e socioculturais, sobretudo para grandes empresas e organizações do Terceiro Setor.

 

Nos últimos anos, fui contatada para elaborar relatórios de sustentabilidade, com base nos padrões GRI e em outras referências nacionais e internacionais; e, na elaboração das propostas, percebi que muito se avançou nesse campo, com empresas formulando e implementando políticas de sustentabilidade.

 

Mas na interação com algumas empresas, comecei a me questionar sobre até que ponto elas estão conseguindo promover a sustentabilidade almejada em suas políticas. Ou até, se elas sabem como fazer isso.

 

Com todo o meu respeito aos profissionais dessa área, pessoas, em sua grande maioria, comprometidas com belas causas socioculturais e socioambientais, sinto uma lacuna na relação entre política de sustentabilidade e promoção de sustentabilidade. Noto que, muitas vezes, as empresas tem políticas de sustentabilidade, mas suas práticas não se alinham a elas, o que dificulta a elaboração de relatórios consistentes.

 

Como não fiz uma pesquisa científica sobre o assunto, não posso afirmar que essa seja uma regra no meio empresarial. Mas acho importante fazer esse registro. Não seria interessante conseguirmos promover a sustentabilidade, sonhada em nossas políticas, e comunicar esses resultados, de forma consistente, em nossos relatórios? Minha observação procede? O que vocês acham?

 

REFERENCIAS

 

PFEIFFER, Cláudia Ribeiro. Por que as empresas privadas investem em projetos sociais e urbanos no Rio de Janeiro? Rio de Janeiro: Agora da Ilha, 2001.

PFEIFFER, Cláudia Ribeiro. Responsabilidade social da empresa e desenvolvimento local no Brasil: história, experiências e perspectivas. In: WERNER, Cláudia Maria Lima, OLIVEIRA, Floriano José Godinho de e Ribeiro, Patrícia Tavares. Políticas públicas: interações e urbanidades. Rio de Janeiro: Letra Capital, 2013.

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Siga
Procurar por tags
Please reload

Arquivo
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square

©2016 por Sócio Sustentável.